Conheça os 5 principais mitos sobre a FIV

Dra. Mariana Penha De Nadai Sartori
Conheça os 5 principais mitos sobre a FIV
5 (100%) 2 votoss

A fertilização in vitro (FIV) é uma técnica avançada de reprodução assistida feita com a fecundação do óvulo pelo espermatozoide em laboratório e posterior transferência do embrião ao útero feminino. Esse tratamento foi efetivamente realizado a primeira vez na década de 1970 e tornou-se muito popular por ser uma técnica avançada e com resultados satisfatórios para casais que sofriam com alguma dificuldade para ter filhos.

Por ser um tratamento muito procurado, é normal que casais se deparem com alguns mitos sobre a FIV. Para evitar que você tenha acesso a informações incorretas, neste artigo preparamos uma lista com as 5 principais inverdades contadas sobre o método. Confira!

1. É possível escolher o sexo do bebê?

Não. O Conselho Federal de Medicina, por meio da resolução CFM 2168/2017 veta técnicas que visem selecionar o sexo da criança (análise da presença ou ausência do cromossomo Y). Também é proibida a seleção de qualquer outra característica biológica do bebê, exceto para evitar doenças de origem hereditária ou ligadas ao sexo.

2. A fertilização in vitro engorda?

Esse é mais um mito sobre a FIV que surge porque algumas mulheres sentem que engordam ao passar pelo procedimento.

No entanto, o período pelo qual a mulher passa pela estimulação ovariana é de até 15 dias. Nesse tempo, o que ocorre é um inchaço em algumas partes do corpo proveniente da retenção de líquido causada pela produção de um maior número de óvulos.

3. Esse método pode ser feito em qualquer idade?

O método de FIV pode ser feito em mulheres que estejam na idade fértil. No entanto, devido à tendência natural de, com o avanço da idade, a mulher produzir óvulos de menor qualidade, recomenda-se que não se aguarde muito para recorrer ao procedimento. Conforme os anos passam, as chances de eficácia vão reduzindo drasticamente.

No entanto, ainda existe a possibilidade de utilizar óvulos congelados previamente ou doados, mas há uma sugestão de limite de 50 anos de idade, de acordo com a resolução do CFM.

4. A FIV sempre dá origem a gestações múltiplas?

Não. Normalmente, a chance de ter gestações múltiplas varia de acordo com a quantidade de embriões transferidos ao útero. Quando transferimos um embrião, a chance de gestação múltipla é a mesma para a fertilização por vias normais: apenas caso ele se divida.

No entanto, nem sempre, ao transferir apenas um, o procedimento terá sucesso e, por isso, muitos médicos e pacientes optam por transferir dois, três ou quatro embriões, de acordo com as orientações previstas na resolução do CFM.

A quantidade, no entanto, varia de acordo com a idade da mulher:

5. O bebê gerado por meio da FIV é menos saudável?

Não. Ao ser transferido para o útero da mulher, o embrião é gestado da mesma forma que na fertilização natural. Ou seja, o bebê gerado pela FIV tem as mesmas condições de se desenvolver de maneira normal e saudável quanto qualquer outro, dependendo apenas das características genéticas herdadas dos pais e do estilo de vida da gestante.

A maior parte dos mitos sobre FIV surge devido à falta de informação a respeito desse procedimento. Caso queira saber mais sobre esse assunto, o ideal é sempre consultar um especialista para tirar as suas dúvidas.

Se você quer ter acesso a outros conteúdos sobre gestação e fertilidade, assine a nossa newsletter!

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Como funciona a fertilização para casal homoafetivo?
Como funciona a fertilização para casal homoafetivo?

Como funciona a fertilização para casal homoafetivo?Avalie essa postagem! O avanço da medicina — em específico das técnicas de reprodução assistida — permitiu que casais impossibilitados de ter filhos por meio dos métodos naturais pudessem ter filhos. Atualmente, a legislação brasileira permite que a técnica […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES