Descubra quais são os hormônios da gravidez

admin Descubra quais são os hormônios da gravidez

Conhecer os hormônios femininos relacionados à gravidez é imprescindível para entender a fertilidade da mulher e identificar eventuais problemas, já que eles podem influenciar todo o processo.

As variações hormonais da mulher durante a gravidez estimulam alterações tanto físicas quanto emocionais, mas quais são os hormônios da gravidez?

No post de hoje, você conhecerá os hormônios e seu papel antes e durante a gravidez. Continue a leitura e confira!

Qual é o papel dos hormônios na gravidez?

Em geral, os hormônios femininos são responsáveis por estimular o crescimento dos folículos e atuar no rompimento e liberação dos óvulos, permitindo a fecundação. Além disso, durante a gravidez, eles também desempenham um papel importante, tanto sobre a mãe quanto sobre o feto.

Quando os níveis hormonais estão inadequados, eles podem causar uma dificuldade na concepção e, nesse caso, é necessário procurar um especialista em reprodução humana para maiores esclarecimentos. Veja alguns dos principais hormônios atuantes na gravidez!

FSH e LH

Produzidos pela hipófise, esses hormônios estão presentes tanto no homem quanto na mulher. Na mulher, o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH) são liberados durante o ciclo menstrual. Eles impulsionam o crescimento e o amadurecimento dos folículos ovarianos — uma pequena cápsula na qual o óvulo permanece antes da ovulação.

Gonadotrofina Coriônica Humana

A gonadotrofina coriônica humana (hCG) é considerada um hormônio da gravidez por estar presente no organismo somente quando a mulher está grávida. É produzida pelo trofoblasto, estrutura que dará origem à placenta, e detectada nos testes de gravidez.

Em síntese, sua principal função é a de manter o corpo lúteo para que as taxas de progesterona e estrogênio não diminuam, assegurando a manutenção da gravidez (inibição da menstruação) e a ausência de nova ovulação.

Progesterona

Produzida pelo corpo lúteo durante o ciclo menstrual, a progesterona é encarregada de preparar o endométrio — tecido que reveste o útero — para receber o embrião fecundado.

No início da gravidez, os níveis de progesterona aumentam no organismo para garantir que a gestação se desenvolva normalmente. Ela é produzida pelo corpo lúteo até cerda de 10 semanas de gestação e após este período a placenta emerge como principal fonte de síntese de progesterona.

Estrogênio

É responsável pelo desenvolvimento físico e características sexuais das mulheres, além de regularizar o ciclo menstrual e preparar o útero para a gravidez. O estrogênio se eleva à medida que ocorre o crescimento folicular, até que ocorra o pico de LH, que desencadeará a ovulação. Além disso, ele garante o espessamento endometrial, com nutriente e sangue; modifica o muco cervical para facilitar a chegada dos espermatozoides até o óvulo; e aumenta a libido da mulher.

Prolactina

Conhecida por estimular a produção de leite materno por meio da ação sobre a glândula mamária, a prolactina atua diretamente na gestação da mulher. Além disso, inibe a produção dos hormônios estrogênio e progesterona pelos ovários, o que explica o fato de a mulher não menstruar quando está amamentando.

Seu excesso no organismo pode afetar a fertilidade, causando irregularidades no ciclo menstrual, ausência de ovulação e o surgimento de traços androgênicos na mulher.

Aumento dos níveis de prolactina pode ser causado por uso de medicamentos (como antidepressivos), tumores no cérebro, hipotireoidismo, exercícios intensos, estresse e SOP.

Testosterona

Esse hormônio é o responsável por manter a libido e controlar o desejo sexual. Dias antes da ovulação, o nível da testosterona sobe, favorecendo as chances de gravidez.

Os tratamentos hormonais para engravidar devem ser acompanhados por um médico especialista em reprodução humana a fim de evitar efeitos secundários.

Em alguns casos, as mulheres devem fazer uso de medicamentos — reposição hormonal — que estimulem esses hormônios no organismo, sendo necessária a prescrição com dosagem correta.

Gostou do nosso post sobre os hormônios da gravidez? Então siga a nossa página no Facebook para acompanhar as nossas atualizações!

4.2 6 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gravidez na menopausa
Gravidez na menopausa

A menopausa já é uma grande conhecida das mulheres. Caracteriza-se por um declínio natural dos hormônios reprodutivos que ocorre normalmente no período entre 45 e 55 anos de idade. Nesta fase da vida é comum que ocorra interrupção da menstruação, tornando assim a gravidez natural […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES