Entenda o que é uretrite e quais seus sintomas

Dr. Fernando Ferreira Chagas Entenda o que é uretrite e quais seus sintomas

Muitos casais apresentam dificuldade para ter filhos, e o motivo pode estar tanto no homem quanto na mulher. Entre as principais causas estão as infecções bacterianas ou virais e também traumas diretos. A maioria dos casos está relacionada a infecções sexualmente transmissíveis (IST).

No post de hoje vamos explicar o que é uretrite, como identificá-la e como fazer para tratá-la. Confira!

O que é uretrite?

A uretra é o canal pelo qual a urina passa para ser eliminada do corpo e está presente no homem e na mulher. A uretrite é uma infecção na uretra causada, principalmente, pela presença de bactérias, vírus ou mesmo por algum tipo de trauma.

A maioria das causas da uretrite está relacionada a infecções sexualmente transmissíveis (IST). Dessa forma, a prevenção, nesses casos, pode ser feita apenas com o uso de preservativo.

Mas será que você está com uretrite? Veja abaixo quais são os sintomas.

Quais são os principais sinais e sintomas?

Os sintomas costumam variar de acordo com o tipo de uretrite. Ela pode ser gonocócica, não gonocócica ou psicogênica. Vamos agora explicar melhor cada uma delas:

Uretrite gonocócica

Esse tipo é causado pela gonorreia, uma IST muito comum em homens e mulheres. Nesses casos, está presente a bactéria Neisseria gonorrhoeae que, por sua vez, pode ser a causa da uretrite já que o agente em questão pode se alojar na uretra.

A uretrite gonocócica é mais comum em homens porque a bactéria tem dificuldade em alcançar a uretra da mulher. Os sinais e sintomas costumam aparecer pouco tempo depois da relação sexual desprotegida. São eles:

Uretrite não gonocócica

Como o próprio nome sugere, esse tipo da doença corresponde a qualquer infecção na uretra que não seja causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Nesse caso, a infecção é causada por outros tipos de bactérias ou mesmo por traumas que podem ser causados por sondas urinárias, por exemplo.

Mas há outras ISTs que podem causar a uretrite. Nesse caso, temos a clamídia, os herpes virais ou a candidíase.

Os principais sinais e sintomas desse tipo são:

No caso de uretrite causada pelos herpes, podem aparecer feridas e bolhas na pele do pênis como sinal da doença.

Uretrite psicogênica

Esse tipo está diretamente relacionado ao lado emocional. O indivíduo somatiza todos os sinais e sintomas, ou seja, não há vírus, bactérias ou qualquer outro agente causador, porém, ainda assim, ele manifesta as dores e todas as outras características da doença.

Como descobrir se estou com uretrite?

Caso você tenha identificado alguns dos sintomas e sinais citados, é melhor procurar um especialista — o urologista. Alguns exames laboratoriais serão realizados para identificar a presença de bactérias e seus tipos.

O tratamento é feito, normalmente, com o uso de antibióticos ou, no caso de herpes, com um remédio específico para esse problema. A uretrite é tratada em poucos dias e tudo volta ao normal. Busque sempre por um profissional no qual você possa confiar e que lhe ofereça um atendimento humanizado.

Agora que você já sabe o que é uretrite e que ela pode causar infertilidade enquanto não for tratada, saiba mais sobre a endometriose, uma das principais causas de infertilidade feminina!

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Mês de conscientização da Endometriose
Mês de conscientização da Endometriose

No mês de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Mas além dessa data já conhecida, também comemoramos o Mês da Conscientização da Endometriose. A endometriose é uma doença que afeta muitas mulheres pelo mundo, podendo causar desconforto e até infertilidade. Porém, infelizmente, conseguir […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES