FIV e gestação múltipla: entenda a relação entre elas

Dr. Fernando Ferreira Chagas
FIV e gestação múltipla: entenda a relação entre elas
5 (100%) 2 votoss

A fertilização in vitro (FIV) é uma técnica que surgiu nos anos 1970 com o objetivo de ajudar casais inférteis e também mulheres solteiras que desejam ser mães a alcançarem seu sonho. Na FIV, o óvulo é fecundado pelo espermatozoide em laboratório e, posteriormente, os embriões são transferidos ao útero para que tenha início a gestação.

Com grandes chances de sucesso, dependendo da idade da mulher, a FIV tem algumas particularidades que despertam questionamentos, como a maior chance de gestação múltipla.

Você sabe por que a FIV aumenta as chances de gerar mais de um bebê ao mesmo tempo? Leia este artigo até o final e descubra como esse processo ocorre e o que pode ser feito para evitar a gestação múltipla na FIV.

O que é gestação múltipla?

A gestação múltipla ocorre quando é gerado de mais de um bebê ao mesmo tempo dentro do útero. A gestação múltipla pode ser de gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos e assim por diante.

É importante destacar que existem dois tipos de gestação múltipla: a monozigótica, em que se desenvolvem dois bebês a partir do mesmo zigoto (é o caso dos gêmeos idênticos), e a gestação dizigótica, caracterizada pela gestação de dois ou mais bebês a partir de óvulos e espermatozoides diferentes. Nesse caso, os bebês são diferentes e não necessariamente têm o mesmo sexo.

A incidência de gravidez de 2 bebês ao mesmo tempo é relativamente rara. Quando falamos em 3, 4 ou mais bebês, a ocorrência é mais rara ainda. No entanto, existem condições que contribuem para que essa frequência seja maior:

Fertilização in vitro e gestação múltipla

Como vimos, a FIV pode aumentar a incidência da gestação múltipla. Uma das principais causas para esse fato é que um processo natural para aumentar o sucesso do procedimento é a transferência de mais de um embrião ao útero da mulher.

Dessa forma, como a quantidade de embriões transferidos para o corpo feminino é maior, aumentam as chances de que mais de um se desenvolva, resultando na gestação múltipla.

Como reduzir a possibilidade de gestação múltipla na FIV?

A notícia da gestação múltipla nem sempre é recebida com alegria pelo casal.

Primeiro porque ter mais de um bebê de uma só vez pode não estar no planejamento familiar dos pais.

Em segundo lugar, porque a gestação simultânea de duas ou mais crianças preocupa os médicos, pois pode trazer complicações tanto para a mãe, já que aumenta a chance de desenvolver pressão alta, diabetes gestacional ou outros problemas ligados à gestação, como também para os fetos, que correm o risco de nascer prematuros ou sem todas as estruturas corporais completamente formadas.

Por essa razão, o Conselho Federal de Medicina (CFM), que regulamenta a reprodução assistida, limita a quantidade de embriões que podem ser transferidos de acordo com a idade da mulher.

Assim, para mulheres com até 35 anos apenas 2 embriões podem ser transferidos; já para as mulheres que estão na faixa dos 36 aos 39 anos podem ser transferidos até 3; por fim, acima de 40 anos, a mulher pode receber até 4 por vez. Esse limite reduz a chance de gestações múltiplas.

Conseguiu entender a relação entre a FIV e a gestação múltipla? Caso você e seu parceiro ou parceira estejam considerando realizar a FIV, converse com um especialista em reprodução humana que possa dar a orientação correta quanto às chances de sucesso e os possíveis riscos.

Quer ficar por dentro das novidades sobre a reprodução assistida? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Como funciona a fertilização para casal homoafetivo?
Como funciona a fertilização para casal homoafetivo?

Como funciona a fertilização para casal homoafetivo?Avalie essa postagem! O avanço da medicina — em específico das técnicas de reprodução assistida — permitiu que casais impossibilitados de ter filhos por meio dos métodos naturais pudessem ter filhos. Atualmente, a legislação brasileira permite que a técnica […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES