Histerossalpingografia: o que é e como é feito o exame?

Dr. Carlyson Pimentel Moschen Histerossalpingografia- o que é e como é feito o exame?
Histerossalpingografia: o que é e como é feito o exame?
Avalie essa postagem!

Os casais que não conseguem engravidar após 1 ano de tentativas podem procurar um médico especialista em reprodução humana para analisar sua fertilidade. A investigação da infertilidade tem início na entrevista realizada na primeira consulta. Depois disso, o médico faz o exame físico e solicita os exames laboratoriais e de imagem que forem necessários.

Existem diversos exames de imagem que avaliam o sistema reprodutor feminino. Os principais são a ultrassonografia transvaginal, a videohisteroscopia e a histerossalpingografia.

No texto de hoje, falaremos sobre a histerossalpingografia, como ela é feita e qual sua importância. Confira!

O que é a histerossalpingografia?

A histerossalpingografia é um exame ginecológico de imagem que utiliza raio-X e contraste para a visualização da cavidade uterina e das tubas. Ele possibilita que esses órgãos sejam avaliados com maior precisão e ajuda no diagnóstico de possíveis alterações uterinas ou tubárias.

O contraste é injetado na cavidade uterina e na sequência são realizados raios-X para o estudo anatômico do útero e das trompas. As seguintes alterações podem ser identificadas:

Qual a importância do exame?

A histerossalpingografia é um dos exames primordiais na avaliação do órgão reprodutor feminino. Ele permite a identificação detalhada de alterações que não podem ser bem visualizadas por meio do exame de ultrassonografia transvaginal, que é um exame menos invasivo.

A identificação correta do tipo de alteração presente na cavidade uterina ou nas tubas uterinas permite saber com mais clareza o que está impedindo a gravidez de acontecer. Por exemplo:

O diagnóstico feito com base nos resultados da histerossalpingografia guia o tratamento que será prescrito pelo médico.

Como é feito o exame?

O exame pode ser realizado em consultório ou em laboratório especializado. O procedimento dura entre 20 e 30 minutos e a paciente vai para casa no mesmo dia. O exame acontece em etapas:

O médico pode solicitar que a paciente mude de posição durante o exame para que o líquido percorra mais espaços e a visualização seja feita de outros ângulos. Em alguns casos, o contraste pode desobstruir as tubas uterinas e facilitar a gravidez.

A histerossalpingografia é um dos exames mais importantes no diagnóstico preciso da infertilidade, por isso é importante conhecê-lo melhor.

Agora, se tiver ficado alguma dúvida ou quiser contar a sua experiência com esse exame, deixe um comentário neste post!

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Azoospermia x infertilidade
Azoospermia x infertilidade

Azoospermia x infertilidadeAvalie essa postagem! A Azoospermia é a ausência de espermatozoides no sêmen e é uma das causas da infertilidade masculina. Pode ser diagnosticada através de um espermograma, que verifica a ausência de espermatozoides no líquido ejaculado pelo homem. O exame avalia o volume, […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES