Mês de conscientização da Endometriose

admin

No mês de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Mas além dessa data já conhecida, também comemoramos o Mês da Conscientização da Endometriose. A endometriose é uma doença que afeta muitas mulheres pelo mundo, podendo causar desconforto e até infertilidade. Porém, infelizmente, conseguir um diagnóstico ainda é muito difícil. Por isso, é importante ficar de olho e conhecer mais sobre os sintomas.

A endometriose ocorre quando o tecido que reveste o útero cresce em outras regiões do corpo. Como nos órgãos e estruturas da pelve feminina. A doença pode provocar cólicas intensas, desconforto durante as relações sexuais e dificuldades para engravidar. 

Infelizmente pouco se sabe sobre as causas da doença. Pode começar na adolescência e aparecer em mulheres já adultas. O problema pode não ser perceptível nos exames físicos. Mas um profissional atento será capaz de identificar os sintomas típicos, caso a paciente tenha queixas. 

A endometriose atinge, normalmente, o peritônio. Tecido que cobre os órgãos da cavidade abdominal. Porém, também pode acometer os ovários ou no caso da endometriose profunda, atingir a parede de um órgão. 

É fundamental buscar ajuda médica ao sentir qualquer sintoma. Dor acima do normal, mesmo no período menstrual não é comum.  Conte sempre com o auxílio de um profissional. 

O tratamento da endometriose pode ser feito através de medicamentos para controlar a dor e minimizar a doença. Quando necessário também pode ser indicado cirurgia. 

Gostou do tema? Ainda tem dúvidas? Deixe aqui suas dúvidas e comentários sobre o assunto.

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Curiosidades sobre os óvulos
Curiosidades sobre os óvulos

Você sabia que o óvulo maduro humano atende, oficialmente, pelo nome de ovócito secundário? Isso porque ele é fruto da divisão divisão celular de um estágio preliminar, o ovócito primário. Trata-se de uma célula “enorme”, se comparada a muitas outras, com o tamanho aproximado de […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES