Minha primeira consulta

admin

Casais que apresentam dificuldades em conceber após sucessivas tentativas ausentes de métodos contraceptivos geralmente são os que mais procuram um especialista em reprodução assistida. Há janela também para casais de mulheres que decidiram ser mães juntas. Não raro, ainda, são as mulheres que desejam ser mães solteiras. Mas o que esperar de uma primeira consulta com esse profissional?

Em uma primeira consulta, o médico deve avaliar o histórico clínico do casal (ou da mulher que porventura queira engravidar sozinha), na busca por doenças que possam ter comprometido a fertilidade de um dos dois, quando é o caso.  A partir desse primeiro contato, o especialista também pode solicitar alguns exames mais específicos, como o espermograma para os homens, exame que identifica a quantidade e a qualidade dos espermatozoides, e a ultrassonografia transvaginal para contagem de folículos antrais (CFA) para mulheres, que determina a capacidade reprodutiva quanto a reserva oocitária.

A partir dessas avaliações, combinadas com as expectativas, perfis e necessidades de cada paciente, é que o médico poderá determinar o tratamento mais adequado. As opções mais conhecidas são a Fertilização In Vitro, de maior complexidade, quando a fertilização é feita em laboratório, a Inseminação Artificial, de menor complexidade, com processamento seminal em laboratório e a fecundação ocorre naturalmente, nas tubas da mulher, ou ainda a Relação Sexual Programada (RSP), de baixa complexidade, quando nenhum procedimento é feito em laboratório. Todas as técnicas incrementam as chances de gravidez, e os percentuais variam de acordo com a complexidade do procedimento e as características dos pacientes.

Assim,  a consulta combina elementos de análise clínica com análise psicológica. A infertilidade é capaz de produzir uma sensação de angústia nos pacientes. Independente do caso, é importante saber que a ciência reprodutiva está a serviço de todos. Portanto, é de se esperar na consulta, sobretudo, um médico dedicado a escutá-los com atenção, que esteja apto a conhecer e compreender seus sonhos e frustrações, para apresentar as melhores opções para cada perfil.

0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
O que não dizer para uma tentante?
O que não dizer para uma tentante?

A maternidade é um gesto de amor à vida que faz parte dos planos de vida de muitas mulheres. Contudo, há muitos casais que, mesmo após sucessivas tentativas, ainda não vislumbraram o almejado voo da cegonha. Levando em conta toda essa carga de expectativa em […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES