O que é varicocele e qual a sua relação com a infertilidade masculina?

Dr. Fernando Ferreira Chagas O que é varicocele e qual a sua relação com a infertilidade masculina?

Antes de explicar o que é varicocele, suas causas, sintomas e tratamentos, queremos destacar que é muito importante cuidar da sua saúde e que buscar qualidade de vida deve sempre ser uma prioridade.

Você sabe o que é varicocele? Neste post, você entenderá melhor o que é a doença e terá acesso a outras informações relevantes sobre o assunto. Acompanhe!

Afinal, o que é varicocele?

A varicocele é uma dilatação anormal dos vasos na região do escroto, e há uma relação direta dessa condição com a infertilidade masculina — o que não significa que todos os homens que possuem varicocele sejam inférteis. Na verdade, 2/3 dos portadores são férteis.

Também é importante destacar que essa é uma causa tratável de infertilidade. O ideal é que o paciente procure um especialista no assunto para iniciar os exames, fazer o diagnóstico e começar o tratamento.

Qual é a causa da varicocele?

Ainda não se sabe com precisão o que causa a varicocele. O que se sabe, hoje, é que ela acontece em decorrência de uma alteração nas válvulas localizadas dentro das veias do cordão espermático, o que acaba impedindo que o sangue circule de forma adequada.

Trata-se de um processo similar ao que provoca as varizes nas pernas. No entanto, também não há informações suficientes para explicar por que as válvulas param de funcionar normalmente e prejudicam a circulação.

É mais comum que a varicocele se desenvolva em apenas um testículo — normalmente, no esquerdo —, devido à posição da veia nessa região. Porém, o problema em apenas um testículo pode prejudicar a síntese de espermatozoides em ambos.

Outro problema que pode comprometer a circulação sanguínea na área é um tumor nos rins, o que geralmente acomete homens em idade mais avançada.

Fatores de risco

O principal fator de risco é a idade: a doença tem maior prevalência em homens de 15 a 25 anos.

Outros fatores, como a obesidade, por exemplo, também já começaram a ser considerados pelos médicos. Entretanto, pesquisas ainda estão sendo feitas para saber qual a relação real entre o excesso de peso e a doença.

Quais os sinais e sintomas da varicocele?

O grande perigo da varicocele é que ela é silenciosa, portanto não apresenta sinais e sintomas evidentes. Dessa forma, nem sempre o paciente procura um médico, e a maioria dos homens não realiza check-up periodicamente. Porém, em alguns casos, os pacientes podem sentir dor ao longo do dia ou com a prática de exercícios físicos. Para aliviar essas dores, é recomendado ao homem deitar com a barriga para cima.

Com o passar do tempo, o testículo aumenta de tamanho e as veias ficam mais evidentes, tornando-se mais fácil a identificação da doença. Além disso, a doença também pode gerar atrofia na região e provocar infertilidade.

Quando buscar ajuda médica?

Como não apresenta nenhum sintoma, na maioria das vezes, a varicocele costuma ser descoberta em um exame físico realizado para investigar outra patologia ou em exames de infertilidade. No entanto, ao sentir qualquer mudança física na região dos testículos, é aconselhável procurar um médico — mais especificamente um urologista, que é o especialista responsável pelo aparelho reprodutor masculino.

Varicocele tem cura?

Sim, a varicocele tem cura e normalmente não é necessário realizar qualquer tipo de tratamento. O homem pode ficar livre da doença apenas com uma intervenção cirúrgica, cujo objetivo será interromper o fluxo sanguíneo nas veias doentes e redirecioná-lo.

Portanto, caso você e o seu parceiro estejam com dificuldades para engravidar, pode ser que ele esteja com varicocele e não saiba. Procure uma clínica especializada no assunto para fazer todos os exames e resolver esse eventual problema de uma vez por todas.

Gostou de saber o que é varicocele e todas as suas características? Então você provavelmente também vai gostar do texto Correção de Varicocele.

0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Diferenças entre óvulo e embrião
Diferenças entre óvulo e embrião

Quando falamos em reprodução humana, alguns nomes podem gerar confusão. É o caso do óvulo e do embrião. O óvulo é a célula reprodutiva feminina. Todos os meses, com a menstruação, as mulheres em idade fértil produzem um óvulo a partir de glândulas conhecidas como […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES