Quais exames são indicados para investigar a fertilidade feminina?

Dr. Irineu Iester Degasperi Quais exames são indicados para investigar a fertilidade feminina?
Quais exames são indicados para investigar a fertilidade feminina?
Avalie essa postagem!

As chances de engravidar diminuem com o passar do tempo e os problemas relacionados à fertilidade feminina são os mais abordados em consultórios médicos.

A fertilidade está correlacionada com a idade, predisposições genéticas, disfunções hormonais e fatores externos, como o estilo de vida de cada mulher. Por isso, é fundamental um diagnóstico preciso, que pode ser identificado em uma consulta com um especialista e exames específicos para a fertilidade feminina.

No post de hoje, vamos listar alguns exames indicados para investigar a infertilidade feminina e explicar como eles funcionam. Continue a leitura e confira!

Ultrassom transvaginal

Quase sempre um dos primeiros exames indicados pelos ginecologistas, por não ser doloroso e produzir imagens nítidas, o ultrassom transvaginal é primordial para a avaliação das condições do sistema reprodutor feminino e do seu funcionamento, como volume uterino e ovariano e a presença de folículos antrais e estruturas como nódulos e cistos.

Além disso, o exame também é capaz de:

O exame diagnóstico pode ser realizado em qualquer fase do ciclo menstrual, porém o especialista irá indicar a fase ideal para avaliações específicas. Para realizá-lo, é introduzido um pequeno aparelho que reproduz ondas sonoras as quais formam imagens dos órgãos internos.

É válido salientar que a descoberta de alguma dessas alterações não é necessariamente um sinal de infertilidade, pois a condição resulta de um conjunto de fatores.

Dosagem hormonal

A dosagem hormonal é realizada por meio de exames laboratoriais simples que avaliam a produção dos hormônios relacionados ao ciclo menstrual e à ovulação, como hormônio anti-mülleriano, FSH, LH, estradiol, prolactina, função tireoidiana, testosterona, entre outros.

Uma pequena alteração em qualquer um deles pode modificar todo o funcionamento do corpo da mulher e causar infertilidade. A dosagem hormonal pode identificar disfunções que afetam a fertilidade, como diabetes, síndrome dos ovários policísticos, problemas na tireoide e baixa reserva ovariana.

Biópsia do endométrio

A biópsia do endométrio é um procedimento que retira um fragmento do endométrio em fase específica do ciclo menstrual que ajuda no diagnóstico de alterações intrauterinas. O exame é solicitado apenas em casos específicos por ser invasivo.

Histerossalpingografia

A histerossalpingografia é um exame de raio-x com contraste utilizado para identificar possíveis anomalias nas trompas e na cavidade uterina. É indicado, principalmente, quando são percebidas alterações na cavidade do endométrio e na investigação da infertilidade feminina.

É feito com a introdução de uma sonda que injeta um fluido (contraste) para acompanhar seu caminho dentro do útero a fim de avaliar o formato do útero e se as trompas estão obstruídas, dilatadas ou com caminho alterado.

Algumas pacientes ainda sentem receio ao fazer o exame devido ao desconforto e reações alérgicas que ele pode causar. No entanto, se feito em um bom laboratório, com os cuidados necessários, a paciente não sente dor alguma.

É importante lembrar que faz-se necessária uma avaliação de saúde periódica da mulher por meio de exames de fertilidade feminina e consultas médicas, tendo em vista algumas doenças que afetam a saúde silenciosamente.

Por fim, a melhor maneira de conhecer seu estado de saúde e sua fertilidade é buscar informações sobre procedimentos e possibilidades por meio de um acompanhamento com profissionais especializados.

Quer ler mais conteúdos como este? Então assine a nossa newsletter e receba-os diretamente em seu e-mail.

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Azoospermia x infertilidade
Azoospermia x infertilidade

Azoospermia x infertilidadeAvalie essa postagem! A Azoospermia é a ausência de espermatozoides no sêmen e é uma das causas da infertilidade masculina. Pode ser diagnosticada através de um espermograma, que verifica a ausência de espermatozoides no líquido ejaculado pelo homem. O exame avalia o volume, […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES