Sobrepeso e Obesidade: possíveis causas da infertilidade

admin Sobrepeso e Obesidade: possíveis causas da infertilidade
Sobrepeso e Obesidade: possíveis causas da infertilidade
Avalie essa postagem!

A obesidade é definida como o excesso de gordura corporal e as causas são variadas, levando a consequências negativas  para a saúde como um todo, como diretamente relacionada à saúde cardiovascular, metabólica e pode ser um dos motivos para infertilidade. Atualmente, cerca de metade da população adulta brasileira encontra-se acima do peso (sobrepeso e obesidade), e na região Sul e Sudeste a prevalência é maior que 50%.

Mulheres obesas conseguem ter uma gravidez natural, porém o sobrepeso dificulta esse processo devido a maior prevalência de irregularidade menstrual e infertilidade. Nas que possuem ciclos regulares, podem ocorrer alterações nos pulsos de LH (Hormônio Luteinizante), com foliculogênese prolongada e níveis baixos de progesterona na fase lútea. Em muitos outros casos de excesso de gordura corporal, ocorre ciclos anovulatórios. A obesidade também está relacionada a complicações gestacionais como diabetes gestacional, hipertensão e pré-eclâmpsia, dificultando os cuidados no pré-natal e no parto, como parto prematuro, sofrimento fetal podendo até ocasionar o óbito do bebê. Além desses pontos, há ainda um pior aproveitamento nas tentativas de fertilização in vitro (FIV).

Sendo assim, mulheres obesas, podem ter:

O acúmulo de gordura corporal, também é uma problemática masculina que afeta, assim como nas mulheres, a produção hormonal e metabólica, diminuindo as taxas de testosterona e diminuição do pico de LH (Hormônio Luteinizante), comprometendo a qualidade espermática além de aumentar o índice de fragmentação do DNA do espermatozoide. Esses fatores estão associados a infertilidade masculina.

Então nos homens, o excesso de peso pode causar os seguintes problemas:

A OMS (Organização Mundial de Saúde) aponta que 1 a cada 10 casais brasileiros não conseguem ter filhos de forma natural e um dos motivos pode ser a obesidade. Podemos nos cercar de possibilidades que nos ajudam na nossa saúde e também na busca de uma gravidez saudável.

Algumas alternativas podem ajudar a evitar o sobrepeso. O primeiro passo é procurar ajuda especializada de um médico endócrino e/ou de um nutricionista. Eles o orientarão a fazer todos os exames necessários, indicarão se for preciso alguma intervenção cirúrgica e farão orientações referentes a reeducação alimentar. Outro passo importante é buscar ajuda de um profissional de educação física, que irá montar uma série de atividades que serão adequadas ao seu biotipo e objetivo. Lembre-se sempre de manter seu corpo em movimento para uma vida fértil e saudável.

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de

Avalie essa postagem! Você já ouviu falar em fragmentação do DNA espermático? A análise da fragmentação do DNA do esperma é um teste amplo e complementar ao espermograma, a fim de determinar o dano específico sobre a estrutura e a integridade da fita de DNA […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 3299-0510

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES